domingo, 14 de dezembro de 2014

Azares numa nova casa: #3 O afagamento

Na outra semana passada, ia ser feito do afagamento do chão dos quartos, que está em madeira parket muito riscado, com muitas marcas de saltos altos.
Não sei se repararam no tempo verbal da frase "ia". Pois é, não foi feito no dia previsto.

Azar #3: Disjuntor a disparar
Parece que por cada vez que ligavam a máquina de afagar o chão, o disjuntor disparava. O quadro eléctrico disparava, não aguentava. E sem isso, não havia afagamento.

Tínhamos uma potência contratada de 6,9 kVA, o que deveria ser suficiente. O que não estávamos a contar é com o que significa ter uma instalação trifásica (era o que já existia na casa). Com uma instalação trifásica (3 fases), a potência é dividida pelas fases, ou seja, 2,3 KVA por fase (10 amperes por fase). E 2,3kVA não é suficiente para afagar nem para viver lá. Só para perceberem a comparação do que significa este valor, com o aquecedor eléctrico ligado e um microondas a funcionar, não é suficiente e faz disparar o quadro eléctrico.

Quadro eléctrico

Quadro eléctrico
Quadro eléctrico: o antes

Solução:
Aumentar a potência contratada para cerca de 10,35 kVA, o que daria cerca de 3 e picos kVA por fase, e isto implicaria pagar mais mensalmente pela potência contratada. Ou, mudar para monofásico, mantendo os 6,9 kVA de potência contratada, mas tudo numa única fase. Escolhemos esta segunda opção, porque assim depois das obras até podemos baixar a potência contratada para um valor inferior e assim conseguirmos poupar na factura da electricidade.
Para mudar de um sistema trifásico para monofásico foi preciso chamar o electricista, para fazer as mudanças no quadro eléctrico, no interior da casa, e também a EDP para fazerem as mudanças para monofásico na parte de fora da casa.

Desta forma, conseguimos um electricista que nos fizesse esta modificação e conseguimos marcação com a EDP para o dia seguinte, ao dia das mudanças do electricista.

Mais um problema resolvido!

Quadro eléctrico
Quadro eléctrico: o depois. Até passámos a ter um diferencial!

Sem comentários:

Enviar um comentário